segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Agradecimento

Agradecer por todas as alegrias que Deus me proporciona é um fato constante na minha vida. Contudo, nos últimos dias, tenho tido ainda mais motivos para reconhecer como sou uma pessoa digna de dádivas. Entre elas está à conquista do prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, concedido pela Associação Brasileira da Embalagem (Abre) pela matéria “A materialização de uma marca”, publicada na Revista Gôndola de número 221, do mês de julho de 2014. Fui contemplada com o troféu Ouro do modulo especial e categoria imprensa. O troféu foi entregue durante cerimônia realizada em São Paulo, no dia 10 de setembro.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Quantos Aylan Kurdi já morreram no mar e quantos ainda vão morrer?

Não vou postar a imagem neste blog. Achei forte e principalmente muito triste. Mas não dá para ficar inerte a uma imagem que para mim por ser considerada a imagem da indiferença. 

A imagem em questão é aquela do menino sírio Aylan Kurdi, de três anos, cuja foto de seu corpo morto em uma praia do município costeiro turco de Bodrum, chocou o mundo e mostrou a indiferença que esse problema tem sido tratado.

O menino, juntamente com sua família, estava fugindo da cidade de Kobane, que há meses é dominada pelo grupo extremista Estado Islâmico. Eles partiram da Síria com o objetivo de chegar ao continente europeu via ilha de Kos, na Grécia. No entanto, a embarcação em que estava naufragou e matou 12 pessoas, entre elas seu irmão Ghalib, de 5 anos, e sua mãe. O único que sobreviveu ao acidente foi o pai, que agora pretende voltar à Síria para enterrar sua família no país natal.

Diante da tristeza da imagem fico me perguntando, quantos Aylan Kurdi já morreram no mar? Uma vez que há vários dias vemos pela TV que milhares de pessoas estão morrendo, quando tentam atravessar o mar para fugir da violência dos conflitos armados que ameaçam suas vidas e a de seus familiares. 

Quantos Aylan Kurdi já morreram no mar? Ele não foi a primeira criança a morrer no mar, uma vez que todos os dias, centenas de imagens rodam o mundo retratando o desespero e as desventuras dessas travessias pela sobrevivência.

Quantos Aylan Kurdi, já morreram no mar? Por que quando esse povo chega a terra firme são colocados de volta em seus navios para morrer no mar. os países ricos não os querem por lá.

Outra pergunta que não sai da minha cabeça é quantos Aylan Kurdi ainda vão morrer no mar para que algum grande chefe de Estado diga uma palavra ou faça alguma coisa para conter esse genocídio. 

Quantos Aylan Kurdi ainda vão morrer no mar? Para que o mundo tenha vergonha da sua existência, da crueldade e da indiferença que vem tratando esse caso tão sério. 

Quantos Aylan Kurdi ainda vão morrer no mar? Para que a crise migratória comece a ganhar um viés mais humanitário, uma vez que até então, a situação era analisada apenas pelo viés econômico.

Quantos Aylan Kurdi ainda vão morrer no mar? Para que europeus parem de se preocupar apenas com os impactos econômicos que essas pessoas possam causar no seu País e passe a se preocupar com as vidas delas. 

Quantos Aylan Kurdi ainda vão morrer no mar? Para que os seres Humanos se tornem um pouco mais humanos.