terça-feira, 26 de março de 2013

Meu cabelo é ruim?


Desde o último dia 19 de março, quando o estilista Ronaldo Fraga desfilou sua coleção para o verão de 2014 durante a São Paulo Fashion Week, na capital paulista, tendo como inspiração o futebol de várzea e a cultura negra, e usou palha de aço no lugar do cabelo das modelos, que os cabelos das negras ganharam destaque na mídia.

Racismo ou não, gostei muito, pois o tema não tem muito destaque na mídia, que só dá chance para mulheres de cabelos lisos e grandes. 

Indelicadamente, Ronaldo colocou na passarela modelos com os cabelos em formato de bombril e por isso, a discussão sobre o cabelo das mulheres negras ganhou destaque. Creio que até hoje ele não deve ter percebido o que fez , uma vez que ele, assim como a maioria dos brasileiros não conseguem assimilar o que é racismo e o que não é. E por causa disso, mesmo disfarçado, o racismo ainda é a forma mais clara de discriminação na sociedade brasileira, apesar de o brasileiro não admitir seu preconceito.

A escola e a mídia apresentam um modelo branco de valorização. Vivemos em uma sociedade que dita cultura, valores, tendências e a forma de ver e pensar sobre o outro que é diferente daquilo que se tem como referência. Há séculos este pensamento tem a lógica de que o cabelo liso como é o ideal de exemplo à ser seguido por todas e todos, em detrimento dos cabelos crespos e cacheados. Nesta concepção, ter cabelo crespos ou cacheados, é sinal de desleixo e sujeira e não de escolha da pessoa.

Toda mulher negra já escutou a frase, "seu cabelo é ruim". Mas ruim porquê?  Nos últimos dias tenho vivido quase o drama de encontrar uma cabeleireira que cuide dos meus cabelos naturais. Quando chego nos salões, me delicio com a cara de susto delas, desesperada em ter cuidar de cabelos naturais, sem nenhuma química.  Elas não sabem, não foram treinadas para isso, só aprenderam a relaxar, alisar e escovar. 

Ou seja, as negras vão ao salão para tentar se tornar um pouco branca, porque a sociedade só a-aceita assim. Mas não me deixo enganar, meu cabelo vai ficar natural, custe o que custar. Gosto muito de ver a cara das pessoas, quando chego poderosa, com os meus cabelos altos, naturais, limpos e cheirosos e lindos. Gosto deles assim, acho maravilhoso. 

Ronaldo Fraga é um artista, inteligente e criativo, uma pessoa a ser respeitada, mas ele não é negro, nunca deve ter convivido com essa realidade, por isso, errou quando queria apenas prestar uma homenagem. Por isso, falo e repito, precisamos falar mais sobre o negro e suas dificuldades de lidar com as suas características no Brasil.
 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Tolerância zero

Hoje, acordei com a tolerância zero, falta paciência para tudo. Então, estou dando algumas dicas de coisas que é melhor não me perguntar, porque nem sei o que sou capaz de capaz de responder.

1-Assim que chego a pessoa, olha para mim e pergunta: "Você já chegou"?
2-Enviei um email pedindo uma pessoa que me mandasse as cópias dos seus documentos, a pessoa pergunta: "Somente os números não servem"?
3-Estou entrando na plataforma no metro e a pessoa pergunta: "Você para o trabalho de metrô"?

Peço incarecidamente, que não me faça perguntas idiotas, estou igual aquele personagem do programa humorístico não estou suportanto perguntas idiotas, estou com a tolerância zero. 


quarta-feira, 13 de março de 2013

Perdemos para a Argentina de novo



Não era a copa do mundo. Era só a eleição de um novo Papa e nem estava interessada. Estou muito afastada da Igreja e de tudo que ela representa.

 Aí veio o meu chefe aguçar a minha curiosidade e disse que uma fumaça branca tinha saído da capela Sistina e anunciado um novo Papa.

Lógico que a partir de então, fiquei curiosa. E quem não ficaria?

Logo veio a surpresa: o papa é argentino. Pensei logo. Perdemos, e logo para a Argentina.

O certo é que se Maradona acha que é Deus, logo o Papa tem que ser argentino mesmo.

O nome dele é Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos. Pelo menos uma notícia boa, ele se chamará Francisco. Gosto muito de São Francisco e tudo que ele representa.

Percebi que ele é muito sincero e já admitiu: "Os cardeais foram me procurar no fim do mundo", disse ao ser anunciado.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia cor de rosa



Hoje, recebi alguns parabéns pelo dia internacional da mulher.  Agradeci todas eles, por que as pessoas não sabem o que penso. Fico até um pouco sem graça quando alguém me parabeniza, é que não sei porque estou ganhando os parabéns. Será que é somente porque eu nasci com o sexo feminino. Nunca entendi essa comemoração.  

Na verdade, adoro receber elogios. Mas queria recebê-los por tudo que sou. Quero ser lembrada pela minha força, pela minha luta para vencer, pela minha competência, pela minha capacidade de valorizar as pessoas e por tudo mais que eu sou.

Acho que essa data seria muito mais aproveitada para discutir como melhorar as coisas para as mulheres em sua casa, em seu trabalho, em seu meio. Não sei, mas acho que ainda temos muito que crescer e se pararmos para comemorar somente o fato de termos nascido mulher, vamos acabar perdendo o sentido das coisas. 

Queria ser lembrada, amada e respeitada todos os dias do ano e não só hoje.

Não preciso de parabéns só hoje, preciso de respeito o ano inteiro. 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Respeito

Gostei muito de uma mensagem que eu li hoje no face:
Ame o próximo, se não conseguir, pelo menos respeite-o.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Vontades

Estou com muita vontade de cometer alguns sincericídios. Estou no auge da tolerância zero.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Por favor, matem a minha vaca

Sabe aquele sábio chinês que mandou o seu discípulo matar a vaca de um homem que vivia na pobreza com a mulher e os seus três filhos e tirava o seu sustento da vaquinha magra e cansada. 

Lembram que depois que a vaca morreu, o homem empreendeu, fiz outras coisas, desenvolveram habilidades que nem sabiam que tinha. E foi assim, buscando novas soluções, que ficou muito melhor que antes.

Estou igual a este homem e tento sobrevive com o pouco que tenho, faço as continhas para chegar ao final do mês. Sei que tenho potencial para crescer, mas sigo sendo sustentada pela minha vaquinha. 

Por isso, eu peço, por favor, matem minha vaca. Mostre-me que às vezes é preciso perder para ganhar mais adiante. É com a adversidade que exercitamos nossa criatividade e criamos soluções para os problemas da vida. Muitas vezes é preciso sair da acomodação, criar novas idéias e trabalhar com amor e determinação.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Conheça as características de uma pessoa enrolada e fuja delas



Veja as características mais comuns

1. Falta de um processo claro e confiável de organização.

2. Excesso de burocracia no lugar de flexibilidade e transparência.

3. Falta de interesse no que se está fazendo.

4. Sobrecarga de trabalho. Às vezes é real outras vezes psicológica (a pessoa acha que tem coisas demais para fazer, mas nem sabe exatamente quais são as tarefas. Sofre por antecedência).

5. A pessoa acha que está envolvida em todos os processos da empresa, é por isso, não consegue desenvolver suas próprias atividades.

6. Muitas distrações no cotidiano, levando à procrastinação ou a gerenciar a rotina no piloto automático, defendendo-se das bombas quando elas estouram.

7. É bombeiro. Não faz as tarefas no tempo correto e sempre está apagando fogueiras

8-Excesso de confiança. A pessoa acha que é tão boa no que faz, que poderá desenvolver a tarefa em poucos minutos, por isso sempre deixa tudo para última hora

9-Medo de compartilhar – A pessoa centraliza todas as tarefas nela própria e por isso, não dá conta de desenvolvê-las em tempo hábil

10-Geralmente não tem agenda, acha que consegue guardar tudo na cabeça

Se você conhece pessoas assim. Fuja delas. Elas são verdadeiros sugadores de tempo e energia.