"O Paciente, ganha, cada vez mais, status de cliente e as regras de mercado passam a dar as diretrizes deste segmento tão produtivo e tão importante da economia".
Talvez você ainda não tenha percebido, mas, neste novo contexto, onde a competitividade e a globalização imperam nas relações de consumo, as empresas e profissionais de saúde estão tendo que se adaptar aos novos tempos. É uma nova era, onde mudanças estruturais são cada vez mais observadas no mercado da saúde. Nota-se um grande aumento da competitividade e da busca por uma gestão cada vez mais profissional.
Com a globalização da economia e a competitividade, a cada dia mais presente no mercado de trabalho em Odontologia, os Cirurgiões-Dentistas estão passando por um processo marcante de transformação em seus ideais e métodos profissionais, nele incluída a imprescindível necessidade de permanente evolução.
Recentemente, o site do Conselho Federal de Odontologia atualizou o número de dentistas inscritos no Brasil. O Brasil possui quase 300.000 Cirurgiões-Dentistas. Este número corresponde a mais de 20% do total de dentistas do mundo. Diante deste cenário, em franca expensão e crescente competitividade, muitos Cirurgiões-Dentistas estão começando a perceber a importância fundamental de fazer um Planejamento Estratégico de Marketing, sólido, eficiente e eficaz, para prospecção e captação de pacientes, fortalecimento da sua marca institucional e a divulgação de diferenciais competitivos e valores agregados que possibilitem que estes profissionais se diferenciem neste segmento de marcado tão importante e rentável.
Com o mercado odontológico cada vez mais saturado e voraz, os Cirurgiões-Dentistas de todo o Brasil precisam, cada vez mais, entender de assuntos que não estão relacionados à prática clínica na clínica odontológica, mas, que também estão relacionados com a gestão e administração, como é o caso do marketing em odontologia.
Neste contexto, diversas perspectivas da gestão de negócio passam a participar do dia-a-dia das empresas do setor. Mesmo com tantas mudanças é comum ouvirmos no mercado a seguinte afirmação; “nós sempre fizemos as coisas desta forma e sempre deu certo”. Uma boa resposta a esta questão é uma outra frase que cada vez mais se aplica a dinâmica dos negócios da saúde:
"O Paciente, ganha, cada vez mais, status de cliente e as regras de mercado passam a dar as diretrizes deste segmento tão produtivo e tão importante da economia", relata o Prof. José Roberto de Paiva Monteiro, que é é considerado a maior autoridade do Brasil em Marketing em Odontologia e em Gestão de Atendimento na Área de Saúde.
Durante muitos anos se associou o Marketing a “algo” não aplicável ao mercado de saúde, se associou, de forma equivocada, ao Marketing ações que levavam o consumidor ao erro. O Conceito correto de Marketing é bem mais completo, ético e aplicável ao mercado da saúde que estas antigas referências.
Segundo Peter Drucker, Marketing é uma forma de pensar um negócio na perspectiva de seus clientes, ou seja, pensar, definir, criar e administrar uma empresa tendo como referência fundamental as necessidades de clientes potenciais. Um antigo ditado popular já dizia que o cliente compra um produto ou um serviço pelas razões dele e não pelas nossas.
A partir destes conceitos fica claro que fazer Marketing é pensar, a partir de um grupo de clientes potencial, um produto ou serviço, vendido por um determinado preço, distribuído de uma determinada forma e comunicado ao seu mercado.
As pesquisas relatam que montar o seu próprio consultório é o grande sonho de mais de 90% dos Estudantes de Odontologia em todo o Brasil.
O problema está na execução deste sonho. A enorme maioria segue o mesmo roteiro: convida um amigo da faculdade para ser sócio, escolhe o local adequado, investe em equipamentos, instrumentos, regulamentação, decoração, contrata uma secretária e avisa para os amigos e familiares quando irá inaugurar a tão sonhada clínica.
Até aí tudo normal. Mas, após algum tempo atendendo amigos e familiares vem a dura realidade. A clínica está com baixo volume de pacientes e mal está pagando as despesas. Como última alternativa para aumentar o fluxo de pacientes na clínica, os "novos empresários" acabam recorrendo aos convênios odontológicos, muitas vezes, sem muita pesquisa sobre os valores repassados por esses convênios pelos serviços prestados.
O problema todo está em negligenciar um dos processos-chave de toda clínica odontológica de sucesso: atrair pacientes.
Sem um sólido Planejamento Estratégico de Marketing em Odontologia, fica muito difícil alguém, além dos amigos, familiares e pessoas que passam na porta saberem que a clínica existe. Esses últimos, ainda poderão ter receio de se tratar com um profissional, que não conhecem e não sabem da sua competência profissional.
O Marketing em Odontologia deve ser, cada vez mais, adotado e aprendido pelos profissionais da moderna Odontologia para que possam continuar caminhando em busca da profissionalização deste setor tão importante e rentável para o país.
A Voz da Autoridade
“A Odontologia não é mais um portfólio de negócios, produtos e serviços e sim de competências, buscando não mais mercados atendidos e sim, horizontes de oportunidades"
Prof. José Roberto de Paiva Monteiro
Cirurgião-Dentista por formação e Contador de Histórias por Vocação...José Roberto de Paiva Monteiro ...É PALESTRANTE.
Com mais de 25 anos de experiência no segmento de Cursos e Palestras, já teve a oportunidade de desenvolver esse trabalho em todo o Brasil, de norte a sul, de leste a oeste.
O Professor José Roberto de Paiva Monteiro tem a honra e o prazer de ter seu trabalho reconhecido em todo o Brasil!
Há tempos, que José Roberto de Paiva Monteiro avalia, com o "olhar crítico" de quem é da área, a Gestão do Atendimento e a Gestão do Marketing na Área de Saúde em hospitais, consultórios e clínicas em todo o Brasil...
Com o objetivo maior de colaborar no desenvolvimento da qualificação do moderno profissional de atendimento frente à necessidade de permanente evolução, o Prof. José Roberto de Paiva Monteiro, Cirurgião-Dentista, Consultor Empresarial, Palestrante, Escritor e Coach de Sucesso, idealizou, criou e desenvolveu o Projeto "MARKETING EM ODONTOLOGIA", no qual são contempladas estratégias sistemáticas e organizadas, que propiciem otimização de processos, maximização de resultados; atração, conquista, manutenção e encantamento dos clientes; bem como a divulgação positiva da imagem da empresa e do profissional de Odontologia.
Utilizando metodologia moderna e eficaz, os Cursos e Palestras do Professor José Roberto de Paiva Monteiro têm ajudado a milhares de Profissionais da Área de Saúde a mudarem a sua postura diante deste mercado cada vez mais competitivo.
Os Cursos e Palestras ministrados pelo Prof. José Roberto de Paiva Monteiro demonstram toda a capacidade do reconhecido Palestrante. Com vasta experiência nesta área, pleno conhecimento do assunto, absoluto domínio de público, grande poder de oratória, excelente humor e indiscutível competência, José Roberto desenvolve um magnífico trabalho de Planejamento Estratégico, motivação e fortalecimento mental, através da utilização de gatilhos mentais e de mudança comportamental, objetivando e conquistando o aumento do desempenho pessoal, profissional e empresarial dos Profissionais da Área de Saúde em todo o Brasil.
Através de metodologia lógica e eficaz o Curso: "MARKETING EM ODONTOLOGIA" é indispensável para a sobrevivência do moderno profissional de Odontologia, que necessita, cada vez mais, da utilização, de forma correta e responsável, de conceitos e ferramentas de Marketing que possibilitem o alcance do tão almejado SUCESSO PROFISSIONAL!!!
O Prof. José Roberto de Paiva Monteiro é considerado a maior autoridade do Brasil em Marketing em Odontologia e em Gestão de Atendimento na Área de Saúde e o seu Curso de Excelência em Atendimento na Área de Saúde foi o curso escolhido para treinar e qualificar os funcionários do Hospital Anchieta de Brasília, Distrito Federal, o Primeiro Hospital da América Latina a receber a Certificação ISO 9001, bem como todos os funcionários e diretores do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas, no Estado de São Paulo.
A eficácia do Curso deriva da capacidade e da experiência do Prof. José Roberto de Paiva Monteiro em cursos e treinamentos de hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios, pequenas e grandes empresas da área de saúde, aliada a modernos recursos audiovisuais multimeios, onde consegue abordar de forma dinâmica, criativa e didática, estratégias que estabeleçam processos integrados e focalizados no mercado consumidor de produtos e serviços no Brasil.
Com pleno conhecimento do assunto, absoluto domínio de público, grande poder de oratória, excelente humor e falando a "linguagem dos Profissionais da Área de Saúde”, o Prof. José Roberto de Paiva Monteiro desenvolve um magnífico trabalho de motivação e fortalecimento mental, através da utilização de gatilhos mentais e de mudança comportamental, objetivando o alcance da emoção e a sensibilização de todos os seus alunos em todo o Brasil.
Mineiro de Três Corações e radicado em Brasília, o Prof. José Roberto de Paiva Monteiro é considerado um dos mais brilhantes Palestrantes do Brasil e seus cursos e palestras mobilizam um segmento de mercado altamente produtivo e cada vez mais competitivo.
Autor do livro "Excelência em Atendimento na Área de Saúde", que será lançado em 06 (seis) países em 2019, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Espanha e Irlanda, o Prof. José Roberto de Paiva Monteiro é considerado a maior autoridade do Brasil em Gestão de Atendimento na Área de Saúde, e o seu curso de Excelência em Atendimento na Área de Saúde, foi o curso escolhido para treinar e qualificar todos os funcionários do Hospital Anchieta de Brasília, o Primeiro Hospital da América Latina a receber a Certificação ISO 9001, bem como todos os funcionários do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas.
Prof. José Roberto de Paiva Monteiro
- Cirurgião-Dentista
- Consultor Empresarial
- MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION – MBA EXECUTIVO EM MARKETING pelo Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET do Ministério da Educação
- Auditor Líder em Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9001:2000
- Diretor-Presidente da Doctor’s Consultoria & Marketing – Brasília – Empresa de Consultoria e Planejamento Estratégico de Marketing para Clínicas e Profissionais Liberais
- Diretor do Núcleo de Excelência em Odontologia
- Diretor da Plataforma 1 Cursos – Soluções Educacionais a Distância
- Vencedor do Concurso Nacional de Tema Livre do XII Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro
- Ministrante de Cursos de Marketing em Odontologia em diversos Congressos por todo o Brasil
- Autor de “PROJETO PREVENIR – SAÚDE BUCAL LEVADA A SÉRIO!”
- Autor de “MARKETING PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS”- Livro Digital em CD-ROM Multimídia
- Autor de “EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE”
- Autor de “EXCELÊNCIA EM ATENDIMENTO NA SAÚDE”
- Autor de “MARKETING EM ODONTOLOGIA”
Fonte: Doutor Atendimento
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