Divergências por posição política têm causado consequências negativas para muita gente. Amigos de longa data não se falam mais, em alguns casos, a posição política tem contaminado até mesmo os ambientes familiar e de trabalho.
Enfim, o que era para ser uma discussão amigável e construtiva (porque política se discute sim) tem se tornado crimes previstos na Constituição Federal Brasileira, que reza o direito a democracia, o livre direito de escolha e de liberdade de expressão. O que se vê são ofensas pessoais, xingamentos, posicionamentos sexistas, racistas, machistas ou homofóbicos, defendem o extermínio, seletivo da ilicitude, cartilhas conservadoras, mensagens falsas e sem procedência, além de outros.
A situação está tão absurda que muita gente não expõe seu posicionamento político e também não fala sobre política em público. Não é por falta de argumento é porque a pessoa não quer brigar, quer respeitar e ser respeitada. Uma coisa muito construtiva é conversar com quem possui opinião diferente. Mas é necessário respeitar o posicionamento do outro.
Outra coisa que deve ser ressaltada é que enquanto que pessoas apaixonadas por esse ou aquele partido, brigam, se maltratam, se intrigam, e até se matam. Os partidos se coligam, se aproximam e ambos fazem o impossível para não perder o poder. Eles fazem alianças escusas, não respeitam a opinião pública, numa mostra real de que o interesse pelo poder é muito mais importante que a ética política e até a moral.
Se o partido x briga com o partido y hoje não é porque eles querem o melhor para o povo, é porque eles querem mais poder. Foi assim no passado, é assim no presente e será no futuro, principalmente se os brasileiros não pararem de brigar por partidos que não está nem aí por eles.
Os brasileiros têm que usar toda essa força que está exposta nas redes sociais para brigar por projetos melhores nas três esferas de poder. Você que defendeu o seu partido ferozmente nas redes sociais este ano, confira tudo que ele fez no mesmo período. Quase nada, ou nada, foi feito para melhorar a sua vida. Não importa qual partido, ele trabalha para o bem próprio e nunca pelo coletivo.
As pessoas que brigam por política, atrasam ainda mais o país já enfraquecido pela faltam de políticas públicas de desenvolvimento, principalmente de geração de empregos para o povo.
Parem de brigar por partido e brigue por você, pela sua família, pelos seus amigos. Os políticos de todos os partidos estão adorando essa guerra, em que eles são os menos cobrados. Em que, em certos momentos, a defesa é tão ferrenha que eles até passam por santos. Isso é muito bom para eles, e péssimo para você. Enquanto você briga por eles, eles brigam por poder.
Disputa política não é uma guerra, e muito menos, um jogo de futebol, que uma torcida ganha e a outra vai para casa humilhada. Na política não poder ser assim, pelo contrário, todos devem ganhar. Se vocês continuarem brigando entre si, vocês todos serão os grandes perdedores e eles serão os ganhadores, mas sozinhos, você não participará das conquistas deles, apenas pagará por elas.
Não há como entender esse clima de guerra? Afinal, a democracia não é o supremo sistema que os brasileiros se orgulham de ter alcançado? Não deveria estar tudo correndo pacificamente na plenitude democrática?
Nenhum comentário:
Postar um comentário