Não gosto do Papai Noel – Quanto mais ele cresce, mas Jesus desaparece
Sou a única pessoa do mundo que afirma categoricamente que não gosta do Papai Noel. E não gosto mesmo e ainda afirmo que quando mais o papai Noel cresce, mas Jesus desaparece. Como muitas pessoas que estão lendo, esse texto não vão entender nada explico:
Quando eu era criança quase não ouvia falar em Papai Noel, na época do Natal. Nesta época, éramos chamados a viver um tempo de espera do nascimento de Jesus. Um tempo de esperança em que, a partir do nascimento deste menino, os problemas iam acabar, a vida ia ser melhor, e muitas outras coisas boas iam acontecer. As pessoas prometiam que iam mudar e nunca mais iam cometer erros.
Dezembro era um mês tão mágico, que uma simples música natalina, fazia as pessoas se emocionar e pensar em Jesus Cristo e como iam fazer para serem melhores. Não se via Papai Noel nas ruas e sim presépios, cada um mais simples e mais lindo que o outro. Sinto muito falta da pureza daqueles natais, quando Jesus Cristo era estampado em vários tamanhos, formas e situações e com o colorido tradicional da época, fazia com que as pessoas ficassem mais humanas.
Dezembro era também um mês que as pessoas gostavam de doar, dar presentes, mesmo que fosse uma simples lembrancinha, ou mesmo apenas um cartão, o importante era lembrar-se das pessoas e dizer Feliz Natal. Dava para sentir que nessa época havia mais bondade nas pessoas. O coração das pessoas amolecia, e a alegria ia desabrochando nas semanas que antecediam o Natal. O clima era diferente, até o cheiro das coisas eram diferentes.
Hoje, quase não se vê presépios, vemos somente papai Noel e arvores de natal, por toda parte. Não gosto delas também porque não transmitem nada de nossa originalidade, São feitas de pinheiro artificial, uma vez que estamos num país quente e não temos essa árvore e de bolinhas coloridas, que pouca gente sabe o que significam. Mais é assunto para outro post.
Voltando ao papai Noel, acho que ele não tem nada a ver com nossa realidade, começamos pela roupa, ele usa uma vestimenta pesadíssima, uma vez que veio do gelo, mas ninguém questiona o fato que estamos no verão e ninguém conseguiria vestir uma roupa daquelas devido ao clima quente de dezembro. Ele muito branco e tem os olhos azuis, também quase não vemos pessoas assim, principalmente no sudeste, norte e nordeste do Brasil, onde já existe uma miscigenação das pessoas. Ele anda num trenó, guiado por renas, alguém já viu uma rena no zoológico, ou mesmo um trenó. Ele vem do norte. Então o norte do Brasil tem neve? Não seria floresta? Afinal, preferimos um herói importado ou Jesus Cristo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário