sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Serie Natal – Texto 2

O Papai Noel e o consumismo

O advento do Papai Noel é apenas um reflexo do clima de consumismo que estamos vivendo, que tornou a sociedade, um lugar onde tudo é muito superficial. O bom velhinho é apenas um símbolo do consumismo, que foi introduzida no mundo, principalmente por grandes empresas que queriam apenas vender mais. 

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano. 

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário