quinta-feira, 25 de julho de 2019

Por uma moda mais justa, igualitária e inclusiva

Com o slogan “por uma moda mais justa, igualitária e inclusiva”, o Brechó da Onofre,  que está  atualmente localizado dentro da Casa de Cultura, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, nasceu online em agosto de 2019 e em março deste ano de forma física. O nome é uma homenagem á mãe de Sueli Onofre, que lhe deu esse sobrenome.

O empreendimento começou a ganhar forma quando Sueli se aposentou e percebeu que gostaria de continuar em atividade. “Mas está atividade teria que ter um significado. Não seria apenas trabalhar por trabalhar”, explica a proprietária. Num primeiro momento, ela começou a vender roupas que as amigas iriam desfazer, apenas para se manter ocupada.

O sucesso foi grande e então Sueli resolveu empreender no Ramo da moda sustentável, pois poderia exercitar todo o meu desejo de fazer algo valoroso para todos.  “Descobri que poderia contaminar outras pessoas com fatos como: consumir menos, customizar roupas para um prolongamento de sua vida útil, guarda roupa inteligente”, completa.  

Como o aprendizado sempre fez parte de sua vida, Suely resolveu buscar cursos e  pessoas que trabalhassem com moda sustentável.  Nessa busca conheceu Nusa Maria que lhe ensinou tudo o que sei sabe o universo dos brechós. A partir daí, ela fez cursos diversos, entre eles, Consultoria de Imagem, Análise Cromática, Maquiagem para Consultores de Imagem.
E ainda nesta busca para entender este universo e ter uma participação ativa, Sueli buscou também locais para exposições. Foi então que Sueli conheceu Alexandra Gonzalez que faz um trabalho de excelência para empreendedores de Jacarepaguá e baixada. “Comecei então a expor na FES - Feira de Empreendedores Sustentáveis”, explica.

Dessa ligação surgiu então um trabalho em conjunto que resultou na implantação do Projeto “Essa Moda Pega”, que ficou sob coordenação da Sueli e que visa mostrarmos uma moda mas ética, justa e igualitária. “O projeto funciona no mesmo espaço do Brechó na Casa de Cultura, que é um dos projetos da "Jpa eu te amo" idealizado por Alexandra”, comenta.
Para Sueli, conhecer essas duas empresárias (Nusa e Alexandra) lhe possibilitou colocar em prática todos os seus sonhos, que era trabalhar por um bem maior. “Ser Brechonista vai além de venda de uma peça ou outra. Temos em mãos a possibilidade de fazer com que as pessoas transmitam o melhor através da imagem. A roupa tem que ter o poder de mostrar o que você tem de mais belo. É a moldura valorizando a arte que é você”, finzaliza

Onde encontrar:
Facebook e Instagram: @brechodaonofre
Endereço físico: Rua Alberto Soares Sampaio 72. Taquara.  Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário