sexta-feira, 10 de agosto de 2012

100 anos de Jorge Amado

Comemoramos hoje o centenário de Jorge Amado, escritor que escreveu histórias que fez parte da minha juventude. Até hoje não consigo separar o nome Jorge com Amado dos personagens de “Capitães da Areia, meu livro preferido. Li também Jubiabá, Mar Morto, Gabriela Cravo e Canela e Tenda dos Milagres.

O que mais me fascinava era descobri o personagem de uma obra, fazendo uma pontinha em outra história, como o Guma de Mar Morto foi tomar passe no terreiro de umbanda de Jubiabá. Um dia quero ler toda a obra deste maravilhoso autor, só para descobrir se todas essas histórias juntas é uma só, como eu imaginava na minha adolescência. 

Hoje recordei as minhas idas e vindas á biblioteca da EM professor Tabajara Pedroso, para pegar emprestados os livros de Jorge Amado. Eram livros disputadíssimos, que nunca ficavam parados na estante. “É só um aluno devolver que outro já quer levá-lo”, palavras da bibliotecária explicando porque eu nunca os encontrava. A saída era ir junto com o colega que ia entregar o livro que eu queria ler, para pegar em seguida. 

A obra de Jorge Amado é tão maravilhosa, que seus personagens viraram nome de rua em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário