terça-feira, 26 de março de 2013

Meu cabelo é ruim?


Desde o último dia 19 de março, quando o estilista Ronaldo Fraga desfilou sua coleção para o verão de 2014 durante a São Paulo Fashion Week, na capital paulista, tendo como inspiração o futebol de várzea e a cultura negra, e usou palha de aço no lugar do cabelo das modelos, que os cabelos das negras ganharam destaque na mídia.

Racismo ou não, gostei muito, pois o tema não tem muito destaque na mídia, que só dá chance para mulheres de cabelos lisos e grandes. 

Indelicadamente, Ronaldo colocou na passarela modelos com os cabelos em formato de bombril e por isso, a discussão sobre o cabelo das mulheres negras ganhou destaque. Creio que até hoje ele não deve ter percebido o que fez , uma vez que ele, assim como a maioria dos brasileiros não conseguem assimilar o que é racismo e o que não é. E por causa disso, mesmo disfarçado, o racismo ainda é a forma mais clara de discriminação na sociedade brasileira, apesar de o brasileiro não admitir seu preconceito.

A escola e a mídia apresentam um modelo branco de valorização. Vivemos em uma sociedade que dita cultura, valores, tendências e a forma de ver e pensar sobre o outro que é diferente daquilo que se tem como referência. Há séculos este pensamento tem a lógica de que o cabelo liso como é o ideal de exemplo à ser seguido por todas e todos, em detrimento dos cabelos crespos e cacheados. Nesta concepção, ter cabelo crespos ou cacheados, é sinal de desleixo e sujeira e não de escolha da pessoa.

Toda mulher negra já escutou a frase, "seu cabelo é ruim". Mas ruim porquê?  Nos últimos dias tenho vivido quase o drama de encontrar uma cabeleireira que cuide dos meus cabelos naturais. Quando chego nos salões, me delicio com a cara de susto delas, desesperada em ter cuidar de cabelos naturais, sem nenhuma química.  Elas não sabem, não foram treinadas para isso, só aprenderam a relaxar, alisar e escovar. 

Ou seja, as negras vão ao salão para tentar se tornar um pouco branca, porque a sociedade só a-aceita assim. Mas não me deixo enganar, meu cabelo vai ficar natural, custe o que custar. Gosto muito de ver a cara das pessoas, quando chego poderosa, com os meus cabelos altos, naturais, limpos e cheirosos e lindos. Gosto deles assim, acho maravilhoso. 

Ronaldo Fraga é um artista, inteligente e criativo, uma pessoa a ser respeitada, mas ele não é negro, nunca deve ter convivido com essa realidade, por isso, errou quando queria apenas prestar uma homenagem. Por isso, falo e repito, precisamos falar mais sobre o negro e suas dificuldades de lidar com as suas características no Brasil.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário